PROGRAMA DE APROXIMAÇÃO À DANÇA 20 – 21

PROGRAMA DE APROXIMAÇÃO À DANÇA

O programa de Aproximação à Dança – PAD – tem como objetivo criar e desenvolver projetos paralelos à programação da CNB, que complementem a missão da Companhia de promover o acesso às artes e desenvolver competências na área das artes performativas.

O PAD reúne um conjunto de propostas que pretende incentivar a aproximação entre artistas, criadores, obras, espaços e os públicos, promovendo uma participação ativa entre critica na cultura e, em particular, na área da dança. As atividades do PAD estendem-se por múltiplas áreas, como a cultura, a educação, o pensamento crítico e a responsabilidade social.

No primeiro trimestre da temporada 20/21, a CNB irá planear estas atividades de programação de acordo com o levantamento das restrições de saúde impostas pela pandemia do COVID-1 para garantir que todos ficamos em segurança na nossa Companhia.


OUTRAS DANÇAS 

Outra Danças é uma coleção digital da CNB que reúne diferentes séries com testemunhos sobre obras apresentadas pela Companhia, criadores e intérpretes. Lançada em 2018, Outras Danças é inspirada no título da obra Other Dances (1976) de Jerome Robbins (1918–1998), sendo esta uma homenagem da CNB ao coreógrafo por ocasião do centenário do seu nascimento.

De Setembro a dezembro estão previstos 3 novos episódios que acompanham os espetáculos.

Saber mais


VISITAS GUIADAS AO TEATRO CAMÕES

O Teatro Camões é a casa da Companhia Nacional de Bailado, o lugar privilegiado da dança e de um conjunto de profissões que, em equipa, constroem cenários, figurinos, coreografias e um mundo por descobrir para lá do espetáculo.

Nestas visitas guiadas percorrem-se os corredores do dia a dia da CNB, os estúdios, os camarins, as áreas técnicas do palco, o gabinete dos adereços e o guarda-roupa e até o ateliê de costura.
Ao longo de cerca de uma hora descobrem-se os bastidores do Teatro Camões e as histórias da Companhia Nacional de Bailado.
Estas visitas são orientadas por elementos da CNB.


ENSAIOS ABERTOS

O ensaio é o espaço de experimentação, criação e preparação de um espetáculo.

Os ensaios são momentos de grande intimidade entre coreógrafo/ensaiador e os bailarinos e onde se criam os espetáculos que levamos a cena.

Desafiamos o público a conhecer os processos de trabalho que estão por detrás do desenvolvimento da criação artística da CNB.

Saber mais


AULAS PÚBLICAS

A aula de dança clássica é o primeiro momento do dia de trabalho de uma companhia de repertório como a CNB. É na aula que os bailarinos se preparam para ensaios e espetáculos. Agora que estamos de volta ao trabalho no Teatro Camões, convidamos o público a assistir a um momento do dia dos bailarinos ao qual normalmente não existe acesso.

Saber mais