Sinopse

BILHETES À VENDA BREVEMENTE.


Para o último programa da temporada, juntamos três nomes maiores da dança contemporânea: Hofesh Shechter, Vasco Wellenkamp e Ohad Naharin.

Convidamos Vasco Wellenkamp, uma das maiores referências da dança contemporânea portuguesa, a criar uma nova coreografia para a Companhia Nacional de Bailado (CNB). A esta nova criação de Wellenkamp junta-se Minus 16 de Naharin, que volta a ser dançado pela CNB e Uprising, de Shechter, que entra pela primeira vez para o repertório da Companhia.


Uprising

Sete homens emergem das sombras para encher o palco com uma energia furiosa, criando laços e lutando, fazendo as pazes e desentendendo-se novamente. Estes homens são impulsionados por uma força que parece levá-los cada vez mais longe, antes de desaparecerem na escuridão.

Uprising é uma obra altamente contagiante pela sua vibração e energia, através de uma partitura de percussão pulsante da autoria do próprio Hofesh.


[Nova criação]

Vasco Wellenkamp é um nome incontornável da dança portuguesa. Desenvolveu vários projetos que contribuíram para o desenvolvimento da dança, onde se destaca a criação da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, ao lado de Graça Barroso, em 1998, e a direção artística da CNB, entre 2007 a 2010.

O seu legado é inigualável e a sua criatividade uma constante ebulição.

Neste programa, apresentamos uma nova criação sua para a CNB.


Minus 16

Com uma partitura eclética que vai de Dean Martin ao mambo, do techno à música tradicional israelita, Minus 16, de Ohad Naharin, recorre a improvisação e ao aclamado método “Gaga” criado por Naharin, e que se baseia na compreensão e pesquisa de movimento, através da conexão entre corpo e mente.

Em Minus 16, Naharin partiu de peças anteriores para desenvolver uma nova obra, um trabalho de reorganização que para o coreógrafo cria possibilidades de olhar as suas obras de diferentes ângulos, ao mesmo tempo que cria uma coerência no seu trabalho.

É com esta obra que se confirma a habilidade de Ohad Naharin em colocar o público a dançar.

Ficha Técnica

Uprising
Hofesh Shechter Coreografia e Música
Lee Curran Desenho de Luz
Companhia Nacional de Bailado Produção
The Place, Londres, Reino Unido, 24 de junho de 2006 Estreia absoluta
[Nova criação]
Vasco WellenkampCoreografia
Minus 16
Ohad Naharin Coreografia e Figurinos
BambiDesenho de Luz
Erez Zohar Assistente do Coreógrafo
Nederlands Dans Theater II, Lucent DansTheater, Haia, Holanda, 11 de novembro de 1999 Estreia absoluta
Lisboa, Teatro Camões, 12 de março de 2015Estreia pela CNB

Elencos

Bailarinos e Bailarinas da CNBInterpretação

Ensaio Geral Solidário

Através de um donativo a partir de 12 euros a uma das instituições a anunciar tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de Shechter/ Wellenkamp/ Naharin, no dia 15 de maio de 2024, às 20h, no Teatro Camões, em Lisboa.

Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.

Mais informações brevemente.


SOBRE O ENSAIO GERAL SOLIDÁRIO

O Ensaio Geral Solidário — EGS — é uma iniciativa inédita da CNB iniciada em 2011 por Luís Moreira, ex-bailarino da Companhia, e que tem sido realizada praticamente em todos os ensaios gerais da CNB. Em cada espetáculo, apresentado no Teatro Camões, a CNB oferece o ensaio geral a instituições de solidariedade social, proporcionando não só um momento de união entre os públicos e as causas sociais como as condições necessárias à angariação de fundos que ajudem as instituições a alcançar os seus objetivos.

A ligação da cultura à solidariedade, a mobilização da sociedade civil em torno de causas sociais e os resultados obtidos nos últimos anos dão-nos a certeza que este é um projeto que faz sentido continuar a desenvolver. Ao longo de dez anos, apoiámos mais de uma centena de instituições que têm escolhido a CNB para sua companhia nas causas solidárias em torno da dança.