Sinopse

MASTERCLASSES CNB

A dança é, antes de tudo, uma disciplina que se desenvolve e evolui através da transmissão, de geração em geração. 

Consciente do seu papel enquanto agente cultural, a CNB tem desenvolvido junto das escolas de ensino artístico especializado e de ensino livre um trabalho de transmissão através de Masterclasses de Técnica de Dança Clássica e de Técnica de Dança Contemporânea, dirigidas por bailarinos e bailarinas.

Nas últimas temporadas, a CNB tem reforçado esse papel, garantido presença em todo o país e potenciando o contacto entre profissionais e alunos, alunas e agentes das áreas artísticas e da educação. Este é um projeto que se tem consolidado e que nos leva diariamente a desenvolver novas possibilidades.

Para a temporada 2023/2024, para além das Masterclasses que já realizamos com enorme sucesso, de Técnica de Dança Clássica, propomos novas Masterclasses: Técnica de Pontas e Repertório da CNB (La Sylphide). Voltamos a marcar presença em todo o território nacional, seja em parceria com escolas seja em parceria com os diferentes teatros onde nos apresentamos.


MASTERCLASSES DE REPERTÓRIO (LA SYLPHIDE)

O Repertório clássico é o conjunto de obras que ao longo dos tempos se estabeleceram enquanto referência no bailado clássico. A CNB tem no seu repertório muitas dessas obras que têm prevalecido através de um trabalho de transmissão de gerações em gerações.

Nesta nova Masterclass, orientada pela bailarina Susana Matos, propomos um contacto com excertos do bailado La Sylphide de August Bournonville, um dos bailados que integra a programação da presente temporada. Desta forma pretende-se uma ligação muito direta ao trabalho atual da CNB nos palcos, através da transmissão de um legado histórico a alunos e alunas de dança de escolas de ensino artístico especializado em dança.

Outras Masterclasses CNB disponíveis:

Poderá inscrever a sua escola em mais do que uma Masterclass. 


Masterclasses dirigidas exclusivamente a escolas de dança de ensino artístico especializado e de ensino lúdico/livre. Não serão consideradas inscrições em nome individual. As masterclasses realizam-se entre 15 janeiro e 26 de julho de 2024 em data a definir com as escolas. INSCRIÇÕES ATÉ 27 DE OUTUBRO DE 2023.

Orientadora

Susana Matos

Susana Matos, bailarina da CNB desde 1992, iniciou os seus estudos de dança aos 6 anos de idade com a professora Vera Varela Cid e mais tarde com Igor Ivanoff. Entre 1986 e 1990, frequentou o Curso de Formação de Profissionais de Dança na Fundação Calouste Gulbenkian e em 1990 entrou para a Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde finalizou o curso em 1992. No ano de 2001, terminou o Curso Superior (Ramo da Educação) da Escola Superior de Dança, e em 2013 o Curso da Royal Academy of Dance (CBTS) em Ballet Teaching Studies. Em 2021, concluiu o Mestrado em Ensino de Dança, pela Escola Superior de Dança. Para além da sua atividade como bailarina na CNB, tem lecionado ao longo dos anos Técnica de Dança Clássica, Pontas e Repertório em diversas escolas e academias de dança, tendo sido Assistente Convidada nas disciplinas de Técnica de Dança Clássica, Análise de Vocabulário, Práticas Educativas e Condição Física na Escola Superior de Dança entre 2018 e 2023. Participa desde 2018 no Programa de Aproximação à Dança da CNB com Masterclasses de movimento, colabora desde janeiro de 2022 como professora convidada na Companhia Quorum Ballet e desde abril de 2023 nas aulas de Técnica de Dança Clássica nos Estúdios Victor Córdon. Saber mais


CONDIÇÕES

A CNB RESPONSABILIZA-SE POR:

— Disponibilizar, de forma gratuita, um(a) bailarino(a) da Companhia Nacional de Bailado para orientar a(s) masterclass(es) na escola;
— Preparar as aulas em função das idades e nível técnico dos(as) alunos(as), que terão a duração aproximada de 120 minutos.

AS ESCOLAS DEVERÃO ASSEGURAR:

— A participação de alunos(as) apenas a partir dos 12 anos de idade;
— Que o nível técnico dos(as) alunos(as) é intermédio ou avançado
— Que todos os(as) alunos(as) participantes em cada masterclass têm o mesmo nível técnico;
— Estúdio ou palco equipado com:
– Chão de madeira coberto com linóleo;
– Barras;
– Espelhos;
– Equipamento de som com cabo para dispositivo.
— Camarim com wc e duche para o(a) bailarino(a);
— Transporte e alojamento para o(a) bailarino(a), caso se verifique necessário*.
*Não sendo possível a escola assegurar o transporte do(a) bailarino(a) pelos seus próprios meios, o mesmo será realizado por comboio (AP ou IC), sendo a escola responsável pela aquisição dos bilhetes, de acordo com a informação a ser fornecida pela Direção de Produção da CNB. Em alternativa, o(a) bailarino(a) poderá deslocar-se por meios próprios, sendo responsabilidade da escola custear as despesas referentes a combustível e portagens. Para esclarecimentos adicionais, contactar info@cnb.pt.

REGISTO DE IMAGEM/SOM

A CNB autoriza o registo de imagem/som (fotografia/vídeo) das masterclasses por parte das escolas, exclusivamente para efeitos de arquivo. Qualquer outro tipo de utilização carece de autorização prévia, por escrito, do OPART/CNB. Para o efeito, deverá ser submetido o pedido para o e-mail info@cnb.pt, com todos os registos de imagem efetuados e mencionar o efeito de utilização pretendido. 

Ao inscrever a sua escola nas masterclasses da CNB, autoriza a CNB, na pessoa da Bailarina orientadora das masterclasses ou outro elemento representante da CNB, a registar imagem e som para efeitos de divulgação nos canais digitais da Companhia Nacional de Bailado, nomeadamente site, redes sociais, newsletters e outros meios de comunicação pública ou interna. Para pedidos de esclarecimento relacionados com a captação de imagem/som, enviar pf e-mail para info@cnb.pt.


PROCESSO DE INSCRIÇÃO

25 setembro — 27 outubro 2023
Período de inscrições.
13 novembro — 17 novembro 2023
Pré-seleção — a CNB envia um email de confirmação da inscrição e indica os passos seguintes do processo.
20 novembro — 4 dezembro 2023
Contacto da Bailarina com o(a) Professor(a) da escola, para esclarecimento de questões como, por exemplo, o nível técnico dos alunos.
5 dezembro — 19 dezembro 2023
Confirmação de inscrição através de email — a CNB envia um email de confirmação de data e horário da masterclass, bem como condições acordadas.

15 janeiro — 26 julho 2024
Período de realização das Masterclasses.


INSCRIÇÕES

Exclusivamente através do formulário.

Mais informações
info@cnb.pt
T (+351) 218 923 470