Sinopse

MASTERCLASSES CNB

A dança é, antes de tudo, uma disciplina que se desenvolve e evolui através da transmissão, de geração em geração. 

Consciente do seu papel enquanto agente cultural, a CNB tem desenvolvido junto das escolas de ensino artístico especializado e de ensino livre um trabalho de transmissão através de Masterclasses de Técnica de Dança Clássica e de Técnica de Dança Contemporânea, dirigidas por bailarinos e bailarinas.

Nas últimas temporadas, a CNB tem reforçado esse papel, garantido presença em todo o país e potenciando o contacto entre profissionais e alunos, alunas e agentes das áreas artísticas e da educação. Este é um projeto que se tem consolidado e que nos leva diariamente a desenvolver novas possibilidades.

Para a temporada 2023/2024, para além das Masterclasses que já realizamos com enorme sucesso, de Técnica de Dança Clássica, propomos novas Masterclasses: Técnica de Pontas e Repertório da CNB (La Sylphide). Voltamos a marcar presença em todo o território nacional, seja em parceria com escolas seja em parceria com os diferentes teatros onde nos apresentamos.


MASTERCLASSES DE TÉCNICA DE PONTAS

A Técnica de Pontas é um trabalho específico e que por tradição é realizado apenas pelas raparigas. Uma técnica meticulosa que envolve condição física, destreza e um domínio do corpo para que a sua execução seja brilhante.

Na temporada 2023/2024 desenhamos uma nova proposta de Masterclass, dirigida a alunas de escolas de ensino artístico especializado em dança,  exclusiva à Técnica de Pontas, de forma a promover um maior conhecimento desta técnica, incluindo a preparação das sapatilhas, exercícios técnicos e de fortalecimento, que promovem a consciência da postura, e excertos de variações clássicas.

Orientada pela bailarina Susana Matos, esta Masterclass é adaptada ao nível técnico das alunas, oferecendo diversas possibilidades, sempre com o objetivo de oferecer ferramentas, através da transmissão de conhecimentos e experiência de uma bailarina da CNB.

Outras Masterclasses CNB disponíveis:

Poderá inscrever a sua escola em mais do que uma Masterclass. 


Masterclasses dirigidas exclusivamente a escolas de dança de ensino artístico especializado e de ensino lúdico/livre. Não serão consideradas inscrições em nome individual. As masterclasses realizam-se entre 15 janeiro e 26 de julho de 2024 em data a definir com as escolas. INSCRIÇÕES ATÉ 27 DE OUTUBRO DE 2023.

Orientadora

Susana Matos

Susana Matos, bailarina da CNB desde 1992, iniciou os seus estudos de dança aos 6 anos de idade com a professora Vera Varela Cid e mais tarde com Igor Ivanoff. Entre 1986 e 1990, frequentou o Curso de Formação de Profissionais de Dança na Fundação Calouste Gulbenkian e em 1990 entrou para a Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde finalizou o curso em 1992. No ano de 2001, terminou o Curso Superior (Ramo da Educação) da Escola Superior de Dança, e em 2013 o Curso da Royal Academy of Dance (CBTS) em Ballet Teaching Studies. Em 2021, concluiu o Mestrado em Ensino de Dança, pela Escola Superior de Dança. Para além da sua atividade como bailarina na CNB, tem lecionado ao longo dos anos Técnica de Dança Clássica, Pontas e Repertório em diversas escolas e academias de dança, tendo sido Assistente Convidada nas disciplinas de Técnica de Dança Clássica, Análise de Vocabulário, Práticas Educativas e Condição Física na Escola Superior de Dança entre 2018 e 2023. Participa desde 2018 no Programa de Aproximação à Dança da CNB com Masterclasses de movimento, colabora desde janeiro de 2022 como professora convidada na Companhia Quorum Ballet e desde abril de 2023 nas aulas de Técnica de Dança Clássica nos Estúdios Victor Córdon. Saber mais


CONDIÇÕES

A CNB RESPONSABILIZA-SE POR:

— Disponibilizar, de forma gratuita, um(a) bailarino(a) da Companhia Nacional de Bailado para orientar a(s) masterclass(es) na escola;
— Preparar as aulas em função das idades e nível técnico dos(as) alunos(as), que terão a duração aproximada de 120 minutos.

AS ESCOLAS DEVERÃO ASSEGURAR:

— A participação de alunos(as) apenas a partir dos 12 anos de idade;
— Que o nível técnico dos(as) alunos(as) é intermédio ou avançado
— Que todos os(as) alunos(as) participantes em cada masterclass têm o mesmo nível técnico;
— Estúdio ou palco equipado com:
– Chão de madeira coberto com linóleo;
– Barras;
– Espelhos;
– Equipamento de som com cabo para dispositivo.
— Camarim com wc e duche para o(a) bailarino(a);
— Transporte e alojamento para o(a) bailarino(a), caso se verifique necessário*.
*Não sendo possível a escola assegurar o transporte do(a) bailarino(a) pelos seus próprios meios, o mesmo será realizado por comboio (AP ou IC), sendo a escola responsável pela aquisição dos bilhetes, de acordo com a informação a ser fornecida pela Direção de Produção da CNB. Em alternativa, o(a) bailarino(a) poderá deslocar-se por meios próprios, sendo responsabilidade da escola custear as despesas referentes a combustível e portagens. Para esclarecimentos adicionais, contactar info@cnb.pt.

REGISTO DE IMAGEM/SOM

A CNB autoriza o registo de imagem/som (fotografia/vídeo) das masterclasses por parte das escolas, exclusivamente para efeitos de arquivo. Qualquer outro tipo de utilização carece de autorização prévia, por escrito, do OPART/CNB. Para o efeito, deverá ser submetido o pedido para o e-mail info@cnb.pt, com todos os registos de imagem efetuados e mencionar o efeito de utilização pretendido. 

Ao inscrever a sua escola nas masterclasses da CNB, autoriza a CNB, na pessoa da Bailarina orientadora das masterclasses ou outro elemento representante da CNB, a registar imagem e som para efeitos de divulgação nos canais digitais da Companhia Nacional de Bailado, nomeadamente site, redes sociais, newsletters e outros meios de comunicação pública ou interna. Para pedidos de esclarecimento relacionados com a captação de imagem/som, enviar pf e-mail para info@cnb.pt.


PROCESSO DE INSCRIÇÃO

25 setembro — 27 outubro 2023
Período de inscrições.
13 novembro — 17 novembro 2023
Pré-seleção — a CNB envia um email de confirmação da inscrição e indica os passos seguintes do processo.
20 novembro — 4 dezembro 2023
Contacto da Bailarina com o(a) Professor(a) da escola, para esclarecimento de questões como, por exemplo, o nível técnico dos alunos.
5 dezembro — 19 dezembro 2023

Confirmação de inscrição através de email — a CNB envia um email de confirmação de data e horário da masterclass, bem como condições acordadas.

15 janeiro — 26 julho 2024

Período de realização das Masterclasses.


INSCRIÇÕES

Exclusivamente através do formulário.

Mais informações
info@cnb.pt
T (+351) 218 923 470