Sinopse

Companhia Nacional de Bailado com Orquestra Clássica do Centro


La Sylphide relata a história do escocês James, que na manhã do seu casamento com Effie é acordado por uma Sylphide, um ser alado por quem se sente imediatamente atraído. Não conseguindo deixar de pensar nela, corre para a floresta para a tentar encontrar e arranjar uma forma de a tornar humana, para que assim possam viver felizes para sempre. No entanto, o desenlace da história de James e Sylphide revela-se trágico. Ao ser envolvida numa écharpe que prometia trazê-la  para a esfera humana, Sylphide desvanece nos braços de James e morre.

La Sylphide é considerado o primeiro bailado romântico da história da dança. Muito embora alguns dos seus componentes, como a utilização de pontas, de saias compridas de musselina branca e o recurso a personagens que evocam seres sobrenaturais não fossem uma novidade à época da sua estreia, é com La Sylphide que estes elementos ganham uma maior dimensão e se tornam sinónimo de bailado romântico. A sua história expressa precisamente conflitos e inquietações do período Romântico, um período caracterizado pela intensidade das emoções e por um forte anseio por um mundo mais puro e genuíno. 

Estreado a 12 de Março de 1832 na Academia Real de Música em Paris, com coreografia de Filippo Taglioni e música de Jean Schneitzhoeffer, La Sylphide ganhou uma enorme popularidade junto do público. Em 1836, August Bournonville cria a sua versão coreográfica com uma nova partitura de Herman Löwenskjold para o Ballet Real da Dinamarca. Esta versão, que entrou no repertório da CNB em 1980, tornou-se também uma referência do trabalho deste mestre dinamarquês, continuando hoje em dia a ser uma das versões mais dançadas por todo o mundo.

Uma jóia do bailado clássico do período romântico que, mesmo dois séculos depois da sua estreia, continua a contar-nos histórias e a fazer-nos sonhar.

Ficha Técnica

August BournonvilleCoreografia
Herman LøvenskioldMúsica
Ferruccio VillagrossiCenários
Hugo ManoelFigurinos
Pedro MartinsDesenho de Luz
Jan LinkensRemontagem e Coreografia adicional
Vasco Pearce de AzevedoDireção Musical
Orquestra Clássica do CentroInterpretação Musical

Elencos

Sujeito a alterações.

Elenco completo brevemente.

Inês MouraLa Sylphide
Tiago AmaralJames
Katarina GajicEffy
Francisco GomesGurn
Paulina SantosMadge
Beatriz WilliamsonNancy
Carla PereiraMãe