Sinopse

O Festival ao Largo é um importante momento de partilha entre a CNB e o público. Três noites em que a companhia apresenta a diversidade do seu repertório dançada pelos seus excelentes bailarinos. Da dança contemporânea ao bailado clássico, a escolha da programação deste ano recai sobre obras dançadas ao longo da presente temporada.

Sofia Campos
Diretora Artística
Companhia Nacional de Bailado


ROMEU E JULIETA pas de deux

O pas de deux da varanda do bailado Romeu e Julieta é uma das cenas mais emblemáticas desta obra composta por Sergei Prokofiev a partir da peça de William Shakespeare. É nesta cena que Romeu e Julieta se encontram escondidos dos olhares das suas famílias e fazem juras de amor eterno. São muitas as versões coreográficas de uma partitura e uma história que continua a inspirar coreógrafos em todo o mundo. A convite da CNB, Carlos Pinillos, primeiro bailarino da Companhia, coreografou este dueto para a presente temporada.

Estreia absoluta
Lisboa, Dias da Música — Centro Cultural de Belém
Companhia Nacional de Bailado
27 de abril de 2019


SIDE STORY

West Side Story é uma das grandes referências do cinema musical americano. A coreografia de Jerôme Robins, um dos grandes coreógrafos do século XX nos EUA, criada para a música de Leonard Bernstein tornou-se num marco sendo por isso muitas vezes dançada por companhias de dança americanas. A convite da CNB, Miguel Ramalho, bailarino da Companhia, cria Side Story, uma revisitação inspirada em Robins e Bernstein.

Estreia absoluta
Lisboa, Dias da Música — Centro Cultural de Belém
Companhia Nacional de Bailado
27 de abril de 2019


LENTO PARA QUARTETO DE CORDAS

Inscrever na dança as emoções que a música pode transmitir é uma das grandes características de Vasco Wellenkamp. Em 2008 o coreógrafo português criou para a CNB um dueto no qual deixou-se inspirar pelas emoções transmitidas pelo registo lírico da Langsamer Satz für Streichquartett (Movimento lento para quarteto de cordas) de Anton Webern.

No espetáculo do dia 27 de julho, homenageamos a bailarina principal da CNB Peggy Konik, que se despede dos palcos com o bailado Lento para quarteto de cordas, de Vasco Wellenkamp. Bailarina principal da CNB, desde 2003, Peggy Konik acumula funções de ensaiadora.

Estreia absoluta
Companhia Nacional de Bailado
Lisboa, 8 de abril de 2008
Teatro Camões


DOM QUIXOTE
II Ato [2.ª Cena]
III Ato

O bailado Dom Quixote é um dos grandes legados do coreógrafo Marius Petipa, que estreou em 1869, na Rússia. Em 1900 Alexander Gorski, inspirado em Petipa, apresenta uma nova versão que viria a tornar-se numa referência coreográfica desta obra. Baseado em episódios de Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, é um bailado que alterna entre uma natureza realista e popular, com o mundo de fantasia e sonho, dos quais a segunda cena do II ato e o III ato são exemplo.

Estreia na CNB
(integral) Lisboa, Teatro Nacional de São Carlos
24 de março de 1990

Ficha Técnica

ROMEU E JULIETA
Carlos PinillosCoreografia e figurinos
Sergei ProkofievMúsica
SIDE STORY
Miguel Ramalho Coreografia e figurinos
Leonard BernsteinMúsica
Gonçalo AndradeEdição musical
LENTO PARA QUARTETO DE CORDAS
Vasco WellenkampCoreografia
Anton WebernMúsica - "Langsamer Satz für Streichquartett"
Liliana MendonçaFigurinos
Vasco Wellenkamp e Cristina PiedadeDesenho de luz
DOM QUIXOTE
Eric Volodine, segundo Alexander Gorski Coreografia
Ludwig MinkusMúsica
Marius Petipa e Miguel de CervantesArgumento inspirado em
Alexander VassilievCenografia e figurinos
Richard CaswellDesenho de luz