Sinopse

O ensaio é um dos processos de trabalho da criação artística. É nos ensaios que se experimenta, cria e sobretudo repete, repete… até o espetáculo ficar pronto para ser apresentado. Talvez por isso o termo em francês répétition (repetição) seja o mais apropriado para denominar “ensaio”.

Convidamos o público a assistir a este momento ao longo da temporada 22/23 e a conhecer os processos de trabalho da CNB, assim como um pouco mais sobre as obras que vamos apresentar.


SOBRE NOITE STRAVINSKI

Igor Stravisnki (1882-1971) é um dos nomes maiores da música do século XX.

Estudou Direito e piano, antes de se dedicar por inteiro à composição.

Mestre nas distorções, do vocabulário e princípios do sistema tonal, as suas obras, tão geniais como perturbadoras, tornaram-se referências em bailados, óperas, oratórias, concertos, sinfonias, entre outros etc.

O início da sua carreira está intimamente ligado aos Ballets Russes de Diaghilev, Companhia para a qual compôs algumas das suas peças para dança mais conhecidas, como: O Pássaro de Fogo, Petrouska, a Sagração da Primavera, As Bodas ou Apollon MousagetteTrabalhou ainda de perto com o coreógrafo George Balanchine com quem estabeleceu uma cumplicidade maior através de um diálogo artístico constante.

Neste programa, homenageamos o compositor que tanto contribuiu para o desenvolvimento da música do século XX, assim como para a dança, pela forma como inspirou artistas, coreógrafos, intérpretes e o público. Através de coreografias de Vaslav Nijinski e Mauro Bigonzetti, percorremos obras maiores que são exemplo da sua genialidade.

Saber mais aqui.


Informações 

Bilheteira Teatro Camões
(consultar horário da bilheteira aqui).
reserva.bilhetes@cnb.pt
T (+351) 218 923 477

Reserva para Escolas

Faça a pré-reserva para a sua escola através do formulário. A Bilheteira do Teatro Camões entra em seguida em contacto consigo.