Sinopse

Através de um donativo a partir de 12 euros a uma das instituições participantes, tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de Balanchine/McNicol/Forsythe, no dia 13 de março de 2024, às 20h, no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.

Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.


SOBRE O ENSAIO GERAL SOLIDÁRIO

O Ensaio Geral Solidário — EGS — é uma iniciativa inédita da CNB iniciada em 2011 por Luís Moreira, ex-bailarino da Companhia, e que tem sido realizada praticamente em todos os ensaios gerais da CNB. Em cada espetáculo, apresentado no Teatro Camões, a CNB oferece o ensaio geral a instituições de solidariedade social, proporcionando não só um momento de união entre os públicos e as causas sociais como as condições necessárias à angariação de fundos que ajudem as instituições a alcançar os seus objetivos.

A ligação da cultura à solidariedade, a mobilização da sociedade civil em torno de causas sociais e os resultados obtidos nos últimos anos dão-nos a certeza que este é um projeto que faz sentido continuar a desenvolver. Ao longo de dez anos, apoiámos mais de uma centena de instituições que têm escolhido a CNB para sua companhia nas causas solidárias em torno da dança.


ÂNIMAS – Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social

SITE | FACEBOOK | INSTAGRAM

A ÂNIMAS, IPSS com Estatuto de Utilidade Pública, cede cães de assistência, gratuitamente, a pessoas que enfrentam desafios de mobilidade, epilepsia, perturbação do espectro do autismo, stress pós-traumático e outras diversidades funcionais. Atribui, anualmente, dez Cães de Assistência. No âmbito das Intervenções Assistidas por Animais o trabalho estende-se por uma miríade de serviços, desde casas de acolhimento a hospitais (Oncologia Pediátrica, Internamento, Cuidados Intensivos, Neonatologia, Hospital de Dia, Consultas Externas), Centro de Reabilitação, creches, escolas, centros de dia, etc. No ano de 2023 realizaram 2638 intervenções contactando com mais de 35 mil pessoas.

COMO FAZER O DONATIVO

1. Contactar a associação através do email animas@animasportugal.org

2. Após confirmação de disponibilidade por parte da Associação, pode entregar o seu donativo por transferência bancária ou por MBWay:

  • IBAN – PT50 0010 0000 2716 9480 0011 8
  • MBWAY 936 871 283

3. Deverá enviar o comprovativo de transferência com o nome, localidade onde reside ou da sede da empresa e o NIF por e-mail.

4. A Associação emitirá um recibo de donativo, que enviará juntamente com o convite digital para o seu e-mail. No dia do EGS, deverá trocar o seu convite digital pelo convite físico, na mesa da Associação.

ONDE VAI SER APLICADO O SEU DONATIVO?

O montante angariado será revertido para apoiar visitas a pediatrias hospitalares.


FUNDAÇÃO PORTUGAL COM ACNUR (PACNUR)

SITE | FACEBOOK | INSTAGRAM

A Portugal com ACNUR, parceira nacional da Agência das Nações Unidas para os Refugiados, tem como missão sensibilizar as pessoas e a sociedade civil para o apoio aos refugiados e assegurar ajuda humanitária em mais de 135 países. Atualmente, existem mais de 114 milhões de pessoas deslocadas à força, o que torna mais urgente a responsabilidade da ACNUR em assegurar os direitos e o bem-estar das pessoas forçadas a fugir. Durante mais de 70 anos, a ACNUR tem ajudado milhões de pessoas refugiadas a recomeçarem as suas vidas e a terem acesso a alimentação, proteção, abrigo, saúde e educação, curando passados destruídos e construindo futuros mais brilhantes.

COMO FAZER O DONATIVO

Os lugares de convite para esta associação encontram-se esgotados. Considere doar a uma outra associação presente neste EGS.

ONDE VAI SER APLICADO O SEU DONATIVO?

O montante angariado será revertido para apoiar o Programa Educativo do PACNUR, que pretende assegurar que mulheres e crianças refugiadas em Moçambique, Bangladesh e Ruanda tenham acesso à educação durante um ano, incluindo material e manuais escolares.


PEDALAR SEM IDADE PORTUGAL

SITE | FACEBOOK | INSTAGRAM

A Pedalar Sem Idade Portugal desenvolve uma solução simples e inovadora para um problema grave e crescente: o isolamento social não desejado e a solidão de séniores e pessoas com mobilidade condicionada. A missão da associação é concretizada através de passeios regulares ao ar livre, realizados em equipamentos desenhados para o efeito, designados por “trishaws” (bicicletas adaptadas) e tripulados por pilotos voluntários devidamente formados. A Pedalar Sem Idade Portugal representa em Portugal o movimento internacional Cycling Without Age, presente em 59 países. O projeto está ativo em Lisboa, Cascais, Castro Verde, Guimarães, Almada e Castelo Branco. Para a concretização da sua missão conta com cerca de 300 voluntários formados.

COMO FAZER O DONATIVO

Os lugares de convite para esta associação encontram-se esgotados. Considere doar a uma outra associação presente neste EGS.

ONDE VAI SER APLICADO O SEU DONATIVO?

O montante angariado será revertido para apoiar a manutenção e a aquisição de peças dos trishaws (bicicletas adaptadas), os seguros necessários para o desenvolvimento dos passeios, os recursos humanos essenciais para a coordenação das atividades e, sobretudo, promover o “Direito ao vento nos cabelos” a muitos séniores e pessoas com mobilidade condicionada que vivem momentos de profunda solidão.

Ficha Técnica

Concerto Barocco
George Balanchine Coreografia
Johann Sebastian Bach, "Concerto in D minor for Two Violins", B.W.V. Música
Nanette GlushakRemontagem Coreográfica
Álvaro Pereira (violino), José Pereira (violino) e Orquestra Sinfónica PortuguesaInterpretação musical
Pedro Carneiro Direção musical
Companhia Nacional de Bailado Produção
Nova Iorque, Hunter College Theatre, 29 de maio de 1941 Estreia absoluta
Lisboa, Teatro Municipal de São Luiz, 31 de maio de 1984 Estreia na CNB
©The George Balanchine Trust
Upstream
Andrew McNicol Coreografia
Peter Gregson Música
Solistas da Orquestra de Câmara Portuguesa Interpretação musical
Helena de Medeiros Figurinos
Yaron Abulafia Cenário e Desenho de Luz
Companhia Nacional de Bailado Produção
Estreia absoluta
Workwithinwork
William Forsythe Coreografia, Cenografia e Desenho de luz
Luciano Berio, "Duetti para 2 violines Vol. 1" (1979-83)Música
Stephen GallowayFigurinos
Tanja Rühl Supervisão de cena e luz
Niels Lanz Supervisão de som
Noah Gelber, Allison Brown Remontagem coreográfica
Companhia Nacional de Bailado Produção
Frankfurt, Alemanha, Ballet de Frankfurt, 16 de outubro de 1998 Estreia Absoluta
Estreia CNB

Elencos

Sujeito a alterações.

Concerto Barocco
Leonor de Jesus 1º Violino
Inês de Serra e Moura 2º Violino
Francisco Morais Rapaz Solista
Mariana Ferreira, Maria Girardin, Emily Stewart, Charlotte Skreikes, Ruxandra Popa, Nanae Yagisawa, Ren Yamada, Emma Sicilia
Upstream
Inês Ferrer / João Costa
Ruxandra Popa / Dylan Waddell
Katarina Gajic/ João Pedro Freitas
Anyah Siddall / Nikolay Iossifov
Michelle Luterbach / Paolo Ciofini
Workwithinwork
Michelle Luterbach
Miyu Matsui
Mariana Ferreira
Inês de Serra e Moura
Patrícia Main
Patrícia Main
Tatiana Grenkova
Katarina Gajic
Raquel Fidalgo
Francisco Morais
Miguel Ramalho
Francisco Gomes
Gonçalo Andrade
Luca Driesang
Nikolay Iossifov
Diogo Bettencourt