Sinopse

29 ABRIL – DIA MUNDIAL DA DANÇA
A PARTIR DAS 15H

Para comemorar o Dia Mundial da Dança, a Companhia Nacional de Bailado abre as portas do Teatro Camões, em Lisboa, convidando o público a passar um dia diferente em que mostra os bastidores do teatro e revela, pela primeira vez, o dia a dia dos bailarinos da Companhia.

E porque esta é uma companhia nacional, no dia em que se celebra a dança, a CNB está também nas cidades de Aveiro, Leiria e Faro.

No dia 29 de abril escolha a nossa companhia.

Sofia Campos
Direção Artística


15h00, 16h15 e 17h30
Visitas Guiadas 

Três visitas guiadas ao Teatro Camões, com a duração de uma  hora. As visitas são orientadas por dois elementos da equipa da CNB e permitem ao público conhecer espaços do teatro a que normalmente não têm acesso.

19h
Aula pública dos bailarinos da CNB 

A aula de dança clássica é o primeiro momento do dia de trabalho de uma companhia de repertório como a CNB. É na aula que os bailarinos se preparam para ensaios e espetáculos. Pela primeira vez, este momento único é aberto ao público.

20h30
Ensaios comentados

O ensaio é o local de experimentação, criação e preparação de um espetáculo.
No momento em que a CNB prepara duas novas criações, com estreia a 16 de maio, os coreógrafos Rui Lopes Graça e Victor Hugo Pontes partilham com o público os seus processos.


EM CONTÍNUO

Outras Danças

Outras Danças é uma coleção digital, criada pela CNB, que reúne diferentes séries com testemunhos sobre obras, criadores e bailarinos. Ao longo do Dia Mundial da Dança podem ser visualizadas em contínuo as primeiras séries criadas nesta temporada.

Do Protesto à Glória – A Sagração da Primavera
Regresso – O Quebra-Nozes
Legado – Dom Quixote

Exposição de fotografia

No âmbito da parceria entre a Companhia Nacional de Bailado e a World Academy, os alunos da disciplina de fotografia de cena registaram o ensaio pré-geral do espetáculo Dom Quixote no dia 27 de fevereiro de 2019. Nesta exposição, encontram uma seleção de algumas das imagens recolhidas durante esse exercício.


TAMBÉM EM

No Dia Mundial da Dança a CNB está em diferentes cidades do território nacional a apresentar espetáculos e Master Classes com bailarinos da companhia.
No âmbito de um trabalho que tem vindo a desenvolver junto das escolas de dança em Portugal, a CNB promove nestas cidades Master Classes de Técnica de Dança Clássica. Orientadas por bailarinos da companhia, proporcionam um momento de contacto único entre os participantes e estes profissionais.

AVEIRO
Teatro Aveirense
18h30 Master Class com Carla Pereira

21h A Perna Esquerda de Tchaikovski
de Tiago Rodrigues

LEIRIA
Orfeão de Leiria
19h Master Class com João Carlos Petrucci

FARO
Companhia de Dança do Algarve
18h Master Class com Susana Matos