Biografia

Tiago Amaral é Bailarino de Corpo de Baile na Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em 2013.

Nasceu em 1995, em Vizela, e iniciou os seus estudos no Centro de Dança do Porto. Em 2009, a convite de Didier Chazeau, Bailarino Principal da CNB, fez audição na Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde ingressou nesse ano.

Na CNB tem dançado a grande maioria do repertório, destacando Mozart Concert Arias e Grosse Fugue (Anne Teresa de Keersmaeker); casais solistas em 5 Tangos e Adagio Hammerklavier (Hans Van Manen); Herman Schmerman (William Forsythe); Duet Mabul e Minus 16 (Ohad Naharin), fauno em iTMOi (in the mind of igor) (Akram Khan). Do repertório clássico, destaca os papéis em Pas de Quatre e Pássaro Azul em A Bela Adormecida (Ted Brandsen); Magdaveya em La Bayadère e Beno em O Lago dos Cisnes (Fernando Duarte); os papéis de Quebra-Nozes e Cavaleiro da Valsa das Flores em O Quebra-Nozes (Mehmet Balkan), entre outros.

Também na CNB, trabalhou em criações com vários coreógrafos portugueses como Olga Roriz, Victor Hugo Pontes, Tânia Carvalho, Paulo Ribeiro, Rui Lopes Graça e Vasco Wellenkamp, destacando Annette, Adele e Lee (Rui Lopes Graça e João Penalva) e Será que é uma Estrela? (Vasco Wellenkamp), por ocasião da homenagem ao Ballet Gulbenkian.  

Recebeu a Medalha de bronze na categoria de Dança Contemporânea no prémio Tanzolymp Berlim 2013 e foi finalista do Prix de Lausanne 2013.

Organizou e promoveu Galas Solidárias em Fafe com outros bailarinos da CNB em 2018 e 2020.

Videos