Biografia

Susana Matos é Bailarina de Corpo de Baile na Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em 1992.

Nasceu em Lisboa, em 1974. Aos 6 anos de idade iniciou os seus estudos de dança com a professora Vera Varela Cid e mais tarde com Igor Ivanoff. Entre 1986 e 1990, frequentou o Curso de Formação de Profissionais de Dança na Fundação Calouste Gulbenkian e em 1990 entrou para a Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde finalizou o curso ao fim de 2 anos. No ano de 2001, terminou o Curso Superior  (Ramo da Educação) da Escola Superior de Dança, e em 2013 o Curso da Royal Academy of Dance (CBTS) em Ballet Teaching Studies. Frequentou o Mestrado em Ensino de Dança, pela Escola Superior de Dança. Ainda durante a sua  formação profissional, Susana participou em workshops no Forum Dança, Centro Cultural de Belém, Centro de Arte em Movimento e no estúdio de Marta  Atayde, com coreógrafos e bailarinos como Amélia Bentes, Paulo Ribeiro, João  Fiadeiro, Clara Andermatt, Vera Mantero, São Nunes, António Carallo, Peter  Michael Dietz, entre outros. 

Tem participado em todo o trabalho efetuado pela companhia, tanto a nível  clássico como neoclássico e contemporâneo, dos quais destaca: O Lago dos  Cisnes (Mehmet Balkan, Fernando Duarte); La Bayadère (Fernando Duarte), O Quebra-Nozes (Armando Jorge, Mehmet Balkan, Fernando Duarte); A Bela  Adormecida (Ted Brandsen); Dom Quixote (Alexandre Gorski/ Eric Volodine, Mehmet  Balkan), Les Sylphides (Mikhail Fokine); Paquita (Armando Jorge); Coppélia (John Auld); Cinderela (Michael Corder); Giselle (Georges Garcia); Romeu e Julieta (John Cranko); O Pássaro de Fogo (Fernando Duarte); As Bodas (Bronslava Nijinska); Serenade, Tema e Variações, Agon, Who Cares? (George Balanchine); Concerto 622 (Lar Lubovitch); 5 Tangos (Hans Van  Manen); Entre dos Aguas (Robert North); Sonho de uma Noite de Verão, EverNear Ever Far (Heinz Spoerli); Cantata (Mauro Bigonzetti); Front Line (Henri  Oguike); A Sagração da Primavera (Vaslav Nijinsky; Cayetano Soto; Olga Roriz); Savaliana (Rui Lopes Graça); Orfeu e Eurídice (Olga Roriz); Lídia, Uma Coisa em Forma de Assim (Paulo  Ribeiro), La Valse (realização de João Botelho; coreografia de Paulo  Ribeiro); Dance Bailarina Dance (Clara Andermatt); Come Together (Rui Horta); A Chuva Cai na Poeira como no Poema (Vasco Wellenkamp); Carnaval (Victor Hugo Pontes), entre outros.  

Fez também parte do elenco de dança nas óperas Eugene Onegin e Aida, no  Teatro Nacional de São Carlos.

Em 1993 participou, como bailarina, no filme A Caixa, de Manoel de Oliveira.

Participou também Festivais de Biarritz e de Scopia, com o bailado Bach à l’Orientale, de Mehmet Balkan.

Para além da sua actividade como bailarina na CNB, tem lecionado ao longo dos anos Técnica de Dança Clássica, Pontas e Repertório em diversas escolas e academias de dança, sendo Assistente Convidada na disciplina de Técnica de Dança Clássica, Análise de Vocabulário, Práticas Educativas e Condição Física na Escola Superior de Dança desde 2018. Ano em  que iniciou a sua participação no Programa Educativo da CNB com Masterclasses de movimento. 

Videos