Sílvia Santos

Biografia
Silvia Santos é bailarina de Corpos de Baile da Companhia Nacional de Bailado. Integra o elenco da Companhia desde 1992.
Nasceu em Lisboa, mas foi em Leiria que aos seis anos iniciou os seus estudos de ballet com Isabel Affonseca. Participou em vários cursos e estágios de dança nacionais e internacionais, destacando o Centro de Dança Internacional Rosella Hightower, em Cannes, a ida à Irlanda com bolsa da Fundação Gulbenkian e aulas no Ballet Gulbenkian. Aos 15 anos ingressou na Escola Técnico Profissional de Bailado da Companhia Nacional de Bailado e, findo o curso, ingressou na companhia.
Aponta como principais mestres para a sua formação Armando Jorge, Violette Quenolle, Maria Luisa Carles, Elena Madan, Irena Milovan, Georges Garcia, entre outros .
O seu repertório com a Companhia Nacional de Bailado reúne obras como O Lago dos Cisnes (Armando Jorge, Mehmet Balkan, Fernando Duarte); O Quebra-Nozes (Armando Jorge, Mehmet Balkan, Fernando Duarte); A Bela Adormecida (Ted Brandsen); Dom Quixote (Alexandre Gorski/ Eric Volodine, Mehmet Balkan), La Fille Mal Gardée (George Garcia), Les Sylphides (Mikhail Fokine); Coppélia (John Auld); Cinderela (Michael Corder); Giselle (Georges Garcia); Romeu e Julieta (John Cranko); As Bodas (Bronslava Nijinska); Serenade, Os Quatro Temperamentos, Concerto Barroco (George Balanchine); Sonho de uma Noite de Verão (Armando Jorge); A Sagração da Primavera (Vaslav Nijinsky); Príncipes, Heroínas, Amores Impossíveis e Outras Assombrações (Catarina Câmara); Contos do Abstrato (António Cabrita e São Castro); Nós Como Futuro (Daniel Gorjão); entre outros.
Paralelamente ao trabalho na companhia leciona, desde 1993, aulas de ballet a crianças dos 3 aos 12 anos. Foi convidada para workshops e aulas relacionadas com o projecto educativo da companhia, no qual colabora atualmente.