Paulina Santos

Biografia
Local de Nascimento
Nasceu em Bragança.
Formação em Dança
Paulina Santos iniciou os seus estudos de dança clássica aos 9 anos de idade, na Academia de Bailado do Porto, com a professora Paula Lino (Imperial Society of Teacher of Dancing, método Cecchetti).
Professores
Para além dos estudos iniciais com Paula Lino, frequentou também vários cursos de Verão, sob orientação de vários mestres como Victoria Chappel, Barbara Fewster, Diane van Schoor, Franco de Vita, Raymond Lukens, Cara Drawer, Richard Glasstone, Svetlana Ossieva, Boris Bregvadre e Ana Lázaro.
Entrada na CNB
Em 1990, sob direcção Artística de Armando Jorge, tendo como orientadora de estágio Madame Violette Quenolle. Em 2004, sob a direcção de Marc Jonkers, ascendeu à categoria de bailarina solista.
Repertório Dançado na CNB
Paulina dançou muitos bailados do reportório clássico, neo-clássico e contemporâneo, interpretando papéis solisticos e destacando-se em: “Apollo”, 1.º solo em “Raymonda” (III acto), “Coppélia” (Véspera), “Cinderela” (pas-de-deux do Verão), “O Quebra-Nozes” (princesa oriental), “Cantoluso”, “A Bela Adormecida” (pas-de-quatre), Llanto (papel principal), “In the Middle Somewhat Elevated” (papel principal), “Agon” (1.º trio), “Serenade”, “Anfractus”, “Giselle” (pas-de-dix e Zulma), “Tema e Variações” (4 demi-solistas), “Aract”, “Pedro e Inês”, “Kammerballet”, “Debaixo da Pele”, “Return to a Strange Land”, “Por Vos Muero”, “O Lago dos Cisnes” (Cisnes Grandes), “Dualidade”, “Treze Gestos de um Corpo”, entre outros.
Outras companhias
Durante o ano de 1995, Paulina trabalhou com a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo de Vasco Wellenkamp. Em 2002, participa na Gala dos 25 anos da Companhia das Rosas (Anne Teresa de Keersmaeker), em Bruxelas, com o bailado “Lisbon Piece”. Em 2004, a convite da coreógrafa Olga Roriz, Paulina Santos fez parte da produção de “Amor ao Canto do Bar Vestido de Negro”.
Galas de Bailado
Participou também nos Festivais de Biarritz e de Scopia, dançando o bailado “Bach à l’Orientale”, de Mehmet Balkan.