Biografia

Maria Santos é Bailarina de Corpos de Baile na Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em 2006.

Maria Santos nasceu em Lisboa, na década de 80. Começou a aprender a dançar aos 3 anos, e aos 11 ingressou na Escola de Dança do Conservatório Nacional, onde completou a sua formação académica e artística. O ano letivo 2005/06 foi passado em Londres, no English National Ballet School e na respetiva Companhia. 

Destaca como professores e mestres de bailado Marc de Graef, Georges Garcia, Anthony Dawson, entre outros. As suas experiências pré-profissionais, ambas em 2006, incluem uma digressão com o English National Ballet a Madrid e Edimburgo, com O Lago dos Cisnes, e a participação em Giselle, com a CNB.

O seu repertório com a Companhia Nacional de Bailado reúne, entre outras obras, Giselle (Georges Garcia); Romeu e Julieta (Rui Horta); O Lago dos Cisnes (Mehmet Balkan; Fernando Duarte); A Bela Adormecida (Ted Brandsen); Cinderela (Michael Corder); La Bayadère (Fernando Duarte); O Quebra-Nozes (Armando Jorge; Mehmet Balkam); Pássaro de Fogo (Uwe Scholz); 5 Tangos, In the Future (Hans Van Manen); Serenade (George Balanchine); Cantata (Mauro Bigonzetti); A Sagração da Primavera (Nijinsky; Olga Roriz; Cayetano Soto); Fauno, Noite Transfigurada (Anne Teresa de Keersmaeker); iTMOi (in the mind of igor) (Akram Khan); Minus 16 (Ohad Naharin); Chronicle (Martha Graham); A Mesa Verde (Kurt Jooss), entre outros. 

Paralelamente, completou a licenciatura em Línguas Aplicadas da Universidade Aberta em 2017. Maria colabora pontualmente com a CNB na tradução, edição e revisão de texto.

Videos