Biografia

Mar Escoda Llorens é Bailarina de Corpo de Baile na Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em 2018.

Natural de Barcelona, Mar Escoda nasceu em 1998 e começou a praticar ballet aos 4 anos de idade com Marisa Yudes, numa escola de ballet local. Em 2010 ingressou no Conservatori Professional de Dansa del Institut del Teatre de Barcelona e em 2013 continuou os estudos de ballet no Balletschule Theatre Basel, Suíça, sob a direção de Amanda Bennett, onde se formou aos 17 anos, em 2016.

Em 2016, dançou com o Moravian-Silesian National Theatre em Midsummer Night’s Dream (Yuri Vamos). Em 2017, dançou Cinderella (George Williamson) com o English National Ballet, Concerto (Mac Millan), com Northern Ballet e La Sylphide (Auguste Bournonville) com Ballet de Nice Côte d’Azur. Em 2018, fez parte do elenco de O Lago dos Cisnes com o Ballet West. 

O seu repertório na Companhia Nacional de Bailado inclui, entre outras obras: O Quebra-Nozes (Mehmet Balkan); Dom Quixote (Alexander Gorski/ Eric Volodine); In the Future (Hans van Manen); Teu Corpo Meu Eco (Filipe Portugal).

Videos