Inês Ferrer

Biografia
Inês Ferrer é Bailarina Corifeu na Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em 2013, tendo sido promovida a Corifeu em setembro 2021.
Nascida em Ponta Delgada, nos Açores, iniciou a sua formação como bailarina em Faro, na Escola da Companhia de Dança do Algarve, onde estudou até 2009. Em 2012, concluiu o curso superior de Dança, pela Escola Superior de Dança em Lisboa.
Durante a sua formação trabalhou com vários professores e coreógrafos, como Evgueni Beliaev, Natalia Abramova, Anna Grabka, Heather Jorgensen, Maria Palmeirim, Barbara Griggi, Pascal Mosselmans, Monique Loudières, Teresa Rainieri e Amélia Bentes.
No seu percurso na CNB dançou obras como A Bela Adormecida (Ted Brandsen); Dom Quixote (Alexander Gorsky/ Eric Volodine); O Quebra-Nozes (Mehmet Balkan), no papel de Fada das Castanhas; O Lago dos Cisnes, no papel de cisnes grandes e La Bayadère, no papel das 3 sombras (Fernando Duarte); 5 Tangos e Shortcut (Hans Van Manen); Deste mundo e do Outro e Pedro e Inês (Olga Roriz), neste último no papel de Inês Morta; Será que é uma Estrela (Vasco Wellenkamp); Madrugada (Victor Hugo Pontes); Fall (Sidi Larbi); iTMOi(in the mind of igor) (Akram Khan); Minus 16 (Ohad Naharin) e Impromptus (Sasha Waltz). Destacam-se as interpretações em Giselle (Georges Garcia), nos papéis de Giselle e Myrtha; Alice no País das Maravilhas (Howard Quintero), como Rainha de Copas; Serenade (George Balanchine); Adagio Hammerklavier (Hans Van Manen); Chronicle (Martha Graham); Sagração da Primavera (Nijinsky), no papel de Eleita; entre outros.
Participou em vários concursos de dança internacionais, onde obteve prémios como o de “Melhor Solista” no Dance World Cup (Jersey, Inglaterra, 2009) e “Melhor Solista” no concurso Dançarte (Faro, 2013). Participou também na gala Terpsicore, em Faro, no Room Dance Festival (Lisboa, 2019), entre outros festivais e galas.