Biografia

Frederico Gameiro é Bailarino de Corpo de Baile na Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em 2000.

Nasceu em Lisboa, em 1981 e iniciou os estudos na Escola de Dança do Conservatório Nacional em 1992.

Tem dançado a grande maioria do repertório da CNB, destacando-se em Dom Quixote, O Quebra-Nozes (Mehmet Balkan); no papel de Paris em Romeu e Julieta (John Cranko); no papel de Elegy em Serenade (George Balanchine); Adagio Hammerklavier; no papel de casais solistas em 5 Tangos (Hans Van Manen); The Vertiginous Thrill of Exactitude (William Forsythe); Por Vos Muero (Nacho Duato); no papel de Kotchei em O Pássaro de Fogo (Fernando Duarte/Carlos Pimenta); no papel de padre em iTMOi (in the mind of igor) (Akram Khan); Le Travail Pas de Quatre em Coppélia (John Auld); Slave Pas de Deux em La Bayadère (Fernando Duarte); Four Reasons (Edward Clug); em papéis de solista em Ever Near, Ever Far e Sonho de Uma Noite de Verão (Heinz Spoerli); entre outros. 

Também na CNB dançou peças de outros coreógrafos como Ohad Naharin, Mauro Bigonzetti, Rui Lopes Graça, Tânia Carvalho ,Vitor Hugo Pontes, Vasco Wellenkamp e Olga Roriz (fazendo parte da criação de Pedro e Inês).

Em 2008, participou na Tokio Internacional Ballet Gala, onde estreou a peça Quotation of a Dream (Vasco Wellenkamp).

Videos