Biografia

André Guedes desenvolve uma actividade repartida entre as artes visuais e as artes performativas. Estudou Arquitetura, Antropologia do Espaço e foi artista residente no Palais de Tokyo, na Gasworks e na Fondazione Pistoletto. Em 2007 foi distinguido com o Prémio de Artes Plásticas União Latina. 

As suas obras de artes visuais – instalações, performances, intervenções no espaço público e projetos editoriais – conciliam a pesquisa documental com o trabalho de campo, constituindo-se como uma reflexão sobre a atividade humana na concepção do espaço e das organizações sociais e políticas. Os seus trabalhos foram expostos na Kunsthalle Lissabon, De Appel, Museu Calouste Gulbenkian, Museu de Serralves, Centro Cultural Montehermoso, Biennale de Rennes, Fondazione Pistoletto, Athens Biennale, Palais de Tokyo e David Roberts Art Foundation, entre outros.

Enquanto cenógrafo, colaborou na concepção do espaço cénico de obras de teatro e dança, nomeadamente de Álvaro Correia, Miguel Loureiro, Vera Mantero, Miguel Pereira e Martine Pisani. Concebeu diversos projectos cénicos a solo ou em colaboração com Miguel Loureiro e a companhia de teatro Cão Solteiro.

Foi o curador convidado da edição de 2020 do Festival Internacional de Dança Cumplicidades.

 

Fotografia: Susana Pomba

Videos