Ana Seara

Biografia
Nascida em 1985, a compositora portuguesa Ana Seara concluiu a Licenciatura em Composição ESML – Lisboa, com distinção em 2007. Ganhou o 1.º e o 2.º Prémios no Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (2006, 2007, 2008). Terminou, em 2010, o mestrado em Composição. Foi indicada ao 1o.º Prémio de Jovens Compositores do Festival Verbier 2013.
Teve várias encomendas, entre elas, da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, OrchestrUtopica, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Fondazione Adkins Chiti: Donne in Musica, Orquestra Gulbenkian.
Participou em vários workshops em instituições da rede ENOA, e da Academia do Festival d’Aixen-Provence. Foi a jovem compositora residente na temporada de 2014 da Casa da Música no Porto.
Um dos seus trabalhos colaborativos foi produzido pela ENOA e o Queen Elisabeth Music Chapel. Esta co-produção ENOA, Il eté une fois… La Flûte enchantée, ópera imersiva e participativa para crianças esteve em digressão na rede ENOA (Bélgica – várias cidades, Luxemburgo, Madrid e Lisboa). Em Setembro último, a Orquestra XXI voltou a apresentar a sua obra “Tua Lágrima em Mim…” (2009), em vários locais nacionais, durante a sua última digressão.
Em 2020 terá várias estreias decorrentes de encomendas que lhe forma endereçadas por diversos agrupamentos e instituições culturais portuguesas e estrangeiras. Ana é, ainda, professora e Diretora Pedagógica na Academia de Música de Lisboa e professora na Escola Superior de Música de Lisboa.