EM CASA – EVC

Todos os anos, endereçamos convite a artistas para fazerem dos EVC a base do seu trabalho de criação artística, nas suas múltiplas vertentes. Jonas&Lander são a dupla convidada na presente temporada.


Bate Fado

Nova criação de Jonas&Lander, um espetáculo híbrido entre a dança e o concerto de música, projetado para cinco bailarinos, uma fadista e três músicos. À semelhança da maioria das correntes musicais urbanas, como o Samba ou o Flamenco, também o Fado teve danças próprias. Em Lisboa, a dança que teve maior expressão foi o Fado Batido, uma dança baseada num sapateado energético e virtuoso. Em Bate Fado, Jonas&Lander propõem-se a reinterpretar a recuperar do ato de se bater (sapatear) o Fado, onde a dança emana a qualidade de instrumento de percussão em diálogo com a voz e as guitarras. Bate Fado revela-se como o primeiro passo para o resgate da dança que o Fado perdeu.

O processo engloba pesquisa e criação, bem como o desenvolvimento de atividades satélite, nomeadamente a realização de workshops.

O projeto é realizado em co-produção com CCB (Lisboa), Teatro Municipal do Porto (Porto), TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente (Coimbra) e Cine-Teatro Avenida (Castelo-Branco).